É preciso
acompanhar o seu mercado, mas não apenas as necessidades de seus clientes.
Fique de olho em seus concorrentes: o que eles tem feito, quanto tem cobrado,
quais os diferenciais que oferecem, como funciona o processo produtivo e
questões relacionadas. Quando você está atento ao que vem ocorrendo no mercado,
consegue uma postura ativa de inovação, deixando de lado uma posição reativa e,
consequentemente, a perda de uma fatia do seu mercado.
Sobreviver aos primeiros anos de vida
é um dos maiores desafios dos empresários. Contas a pagar e a receber que não
fecham, inseguranças sobre o futuro, falta de experiência no mercado, dentre
outras questões sempre estão na lista de preocupações dos empreendedores.
Nos primeiros
anos de vida, então, a atenção à gestão do negócio deve ser redobrada. Isso
porque, no Brasil, estatísticas do IBGE apontam que em média 24% das empresas
fecham as portas logo no primeiro ano de atuação. Este percentual sobre para
cerca de 48% para empreendimentos com até 3 anos de vida.
Muito esforço,
planejamento e dedicação são necessários para não integrar este volumoso
percentual. Para que a sua empresa não faça parte destes dados, selecionamos
algumas dicas valiosas para que o seu negócio consiga driblar as barreiras e
sobreviver aos primeiros anos de vida. Confira!
Planejamento
financeiro é fundamental
O fluxo de
caixa é uma eficiente ferramenta não apenas para o controle dos gastos, mas
também para a tomada de decisão. Com ele sua empresa consegue avaliar a saúde
financeira atual e realizar projeções para os próximos períodos de atuação, o
que facilita consideravelmente reestruturações estratégicas.
Por isso, é
fundamental que você tenha processos financeiros preestabelecidos e os
acompanhe através do seu fluxo de caixa evitando, assim, surpresas
desagradáveis em relação à verba disponível e consiga direcionar seus
investimentos para áreas deficientes.
Não
extrapole sua capacidade financeira
Para crescer é
necessário investir. Porém, antes de tudo, é fundamental que sua empresa
respeite a capacidade financeira atual. Por isso, antes de tomar a decisão
sobre onde e como investir, analise a realidade das finanças do seu negócio.
Verifique como os gastos podem ser cortados para remanejar a verba e, em último
caso, recorra a um empréstimo ou a uma nova rodada de capital.
Avalie
a precificação definida para os seus produtos e serviços
Produtos ou
serviços com preço elevado podem prejudicar suas vendas, principalmente se
ainda não há uma marca constituída para uma maior percepção de valor pelo seu
público-alvo. Cobrar valores consideravelmente inferiores, mesmo que não
prejudique as finanças de sua empresa, também não é das melhores alternativas,
já que seu potencial cliente pode acabar associando o baixo custo a uma menor
qualidade ou eficiência.
Por isso, é
fundamental avaliar não apenas os fatores de produção ou operação, mas também o
mercado de atuação. Desta forma você conseguirá definir um preço justo e
construir uma empresa de sucesso.
Esteja
atento à concorrência
Busque
constante capacitação
É necessário
ter uma equipe altamente capacitada para realizar um trabalho de qualidade e,
assim, atrair e reter clientes. Por isso, invista em treinamentos para os seus
colaboradores garantindo um nível avançado de conhecimento para operar,
produzir, inovar, atender, vender, reestruturar processos e até mesmo reduzir
custos – que pode vir com o simples fato de não mais ser necessário o
retrabalho.
E sua empresa,
já está preparada para enfrentar as necessidades do dia a dia e planejar um
crescimento sustentável? Conhece alguma outra dica fundamental para driblar as
dificuldades e fazer com que o negócio supere os primeiros anos de atuação?
Compartilhe-as conosco através dos comentários!
E comprove!
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