Provavelmente vocês devem imaginar que aqui eu falo sobre
os passos para fazer um plano de negócios. Certo?
Errado. As perguntas abaixo ajudarão você a estruturar
minimamente sua ideia e a sair do lugar sem escrever um documento formal.
1-Sua
ideia causa um impacto positivo?
Para merecer o dinheiro do seu cliente, você deve fazer a
vida dele melhor. Ninguém vai te pagar simplesmente porque você é
“engraçadinho”, a não ser que você seja comediante.
2-Sua
empresa tem um mantra?
Não gaste tempo fazendo uma missão longa, chata e inútil,
faça um mantra pra sua empresa: uma frase curta que estabelece o que ela faz. Exemplo
Icontabilii: “contabilidade planejada“.
3-Você
já pensou abrir seu CNPJ?
Planejar é muito importante, mas se você não tentar fazer
a bola rolar, você nunca saberá se ela rola ou não. Faça testes, coloque seu
produto na praça e adquira feedbacks. Como diria nosso mestre Guy, “no começo:
don’t worry, be crappy”.
4-Você
tem um modelo de negócios?
Saber como sua ideia vira dinheiro é essencial, por mais
espetacular que ela seja, ela também precisa ser sustentável. Seja simples e
específico.
4.1-Já
sabe como ganhar dinheiro enquanto seu produto não gera receitas?
Lidar com produtos normalmente requer mais capital – para adquirir fundos pra
financiar isso, preste um serviço ligado à área e, com isso, aumente seus
contatos nela.
5-Você
tem uma lista com marcos, tarefas e premissas?
Abrir uma empresa não é só difícil conceitualmente, mas
na prática também. Uma lista com esses 3 pontos visando o curto prazo te
ajudará a manter tudo na cabeça e analisar o andamento da abertura do seu
negócio.
6-Você
já tem um nicho de mercado?
Saiba quem é teu cliente. Depois disso, vá conversar com
ele e veja se ele realmente precisa da seu produto e quanto pagaria por ele.
7-Você
tem uma apresentação com 10 slides que gaste menos de 20 minutos?
Um bom empreendedor apresenta sua ideia para todos
(amigo, investidor, possível sócio, empregado etc.). Não gaste o tempo dos
outros falando: seja conciso e gaste o resto ouvindo.
8-Você
está disposto a contratar pessoas “imperfeitas”, mas apaixonadas pelo seu
produto, e pessoas melhores que você?
Ignore o irrelevante e evite uma avalanche de imbecis.
9-Seu
produto é fácil de ser entendido e usado?
Ser simples e rápido faz com que você receba rápidos
feedbacks. Além disso, não entre em pânico porque seu produto é vendido para um
fim não previsto, simplesmente continue vendendo e não reclame (saber o porquê
pode ajudar).
10-Os
imbecis estão te desanimando?
Muitos têm medo de empreender ou mesmo não conseguem e
falarão que você é igual. Não desanime, confie nos seus passos e siga em
frente.
11-Você
está disposto a fazer o que é certo?
Riscos de multas, prisão ou mesmo a consciência pesada
não compensam fazer coisas de forma errada/ilegal. Empreendedores têm caráter e
se importam em fazer o que é certo – fazemos parte da sociedade, devemos
contribuir para ela.
Se você já está decidido a abrir uma empresa, o próximo
passo é tirar o seu CNPJ. Pra isso, tem dúvidas ao abrir sua empresa? Converse com a ABRA SUA CNPJ gratuitamente. Chama lá no WhatsApp (86) 98808-5796 - Consultor: Marllon Barros.
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